Criada em Portugal, a Junho de 2003, a Brazilsailing se dedica à prestação de serviços de optimizações e reparações de barcos a vela. Desde o início da sua actividade obteve rápido crescimento e profusão, o que permitiu desenvolver uma estrutura bem preparada, e a decorrente consolidação na implantação no mercado nacional e internacional.
A fidelidade dos seus clientes é a prova mais tangível: ano após ano, a Brazilsailing mantém com os seus parceiros uma relação de confiança e de fiabilidade jamais desmentida.
Sempre na busca de inovação e dinamismo, perpétuamente à procura de progressos tecnológicos, conjuga no quotidiano respeito pelo trabalho bem feito, honestidade nas suas relações com os seus clientes e parceiros, e excelência dos trabalhos realizados.
A fidelidade dos seus clientes é a prova mais tangível: ano após ano, a Brazilsailing mantém com os seus parceiros uma relação de confiança e de fiabilidade jamais desmentida.
Sempre na busca de inovação e dinamismo, perpétuamente à procura de progressos tecnológicos, conjuga no quotidiano respeito pelo trabalho bem feito, honestidade nas suas relações com os seus clientes e parceiros, e excelência dos trabalhos realizados.
QUE SOU
Desde cedo, no clube Veleiros do Sul em Porto Alegre, vem dedicando grande parte do seu tempo ao iatismo.
Vindo de pais velejadores, começou na classe optimist, passando posteriormente pelas classes Pinguim, Laser, Soling, Snipe, 470, Platu25 e Cruzeiros.
Da oportunidade de ter navegado com velejadores de renome adquiriu experiência. Hoje coleciona inúmeros títulos em campeonatos nacionais e internacionais.
Precocemente também lhe dispertou a vontade de conhecer técnicas de construção e reparação de barcos, o que acabou por levá-lo para uma actividade que até então de lazer passasse a profissão.
“Posso admitir que tudo o que faço na minha vida está relacionado ao iatismo: meu trabalho, lazer, família e amigos.”(José Távora )
Currículo Desportivo
Nome: José Távora
Naturalidade: Porto Alegre/Brasil
Clube: Veleiros do Sul http://www.vds.com.br/
Campeão Sul Brasileiro / Optimist-Equipes / 1986
Campeão Gaúcho / Cruzeiros / 1988
Vice-Campeão Sul Americano / Cruzeiros / 1988
Velejador do Ano / Snipe /1988
Campeão Gaúcho / Snipe /1988
3º Lugar Camp. Gaúcho / 470 / 1989
Campeão Sul Brasileiro / Snipe / 1989
Campeão Brasileiro / 470 / 1990
Campeão Sul Americano / Cruzeiros / 1990
Vice-Campeão Gaúcho Júnior / Laser / 1991
3º Lugar Camp. Brasileiro Júnior / Laser / 1991
Campeão Regata Seival / Cruzeiros / 1992
Campeão Regata Buenos Aires-Rio / Cruzeiros / 1993
3º Lugar Camp. Sul Brasileiro Júnior / Laser / 1993
Campeão Circuito Conesul / Cruzeiros / 1993
Campeão Gaúcho / Cruzeiros / 1994
Campeão Regata Seival / Cruzeiros / 1994
Campeão Sul Americano / Cruzeiros /1994
3º Lugar Camp. Sul Brasileiro / Snipe / 1995
Campeão Brasileiro / Cruzeiros / 1995
Campeão Ibérico / Snipe / 2005
Campeão Semana Caixa Nova Atlântico / Snipe / 2006
Campeão Troféu Volvo / Snipe / 2006
Campeão Memorial Algusto Guimarães / Snipe / 2006
Vice-Campeão China Cup /Cruzeiros / 2006
Campeão Gran Prêmio de Gijón / Snipe / 2007
Vice-Campeão Troféu Volvo / Snipe / 2007
Campeão Galego / Snipe / 2007
Vice-Campeão Português / Snipe / 2007
Vice-Campeão Pré-World Championship / Snipe / 2007
Campeão Ibérico / Snipe / 2008
Vice-Campeão Português / Snipe / 2008
Campeão Príncipe das Asturias / Cruzeiros / 2008
3º Lugar Circuito Audi MedCup / TP 52 / 2008
Campeão Ibérico / Cruzeiros / 2008
Vice-Campeão Gran Prêmio de Gijón / Snipe / 2008
Campeão Troféu Conde de Barcelona / Cruzeiros / 2008
Campeão Regata Vuelta a ONS / Cruzeiros / 2009
Campeão Troféu Repsol / Cruzeiros / 2009
Vice-Campeão BMW Sailing Cup / Benneto 7.5 / 2009
3º Lugar Maxi Yacht Rolex Cup / Cruzeiros / 2009
Vice-Campeão Regata Rias Baixas / Cruzeiros / 2009
3º Lugar T. Desafio Quebramar-Chrysler / GP42 / 2009
3º Lugar Piada Trophy / Snipe / 2010
Campeão Taça Auto Sueco / Snipe / 2010
Vice-Campeão Troféu El Corte Inglês M. / Cruzeiros / 2011
Vice-Campeão Troféu S. Infanta Elena / Cruzeiros / 2011
Vice-Campeão Troféu Rias Baixas / Cruzeiros / 2011
Vice-Campeão Troféu Conde de Gondomar / Cruzeiros / 2011
Campeão Troféu El Corte Inglês M. / Cruzeiros / 2012
Campeão Troféu S. Infanta Elena / Cruzeiros / 2012
Campeão Troféu Rias Baixas / Cruzeiros / 2012
Record Regata Santos-Rio / Mini Maxi / 2015
Campeão Brasileiro / Soto40 / 2015
Trabalho em Madeira
Passion for the Snipe Class and its longevity takes us today on a journey to the past and the reunion with one of the most successful hulls of the Class, the
Linenburger 12296. A boat that will be in the classes’ history books, not only
because of its renowned owners, but especially because it led Torben Grael to win
his first world title in 1983.
The Linenburger 12296, built completely out of wood, is part of a series of 5 boats designed in 1960 by Alberto Linenburger in Brazil. The pink painted hull grabbed the attention of a Brazilian navy officer, whom ultimately bought the boat and named it “Biondina”.
The Linenburger 12296, built completely out of wood, is part of a series of 5 boats designed in 1960 by Alberto Linenburger in Brazil. The pink painted hull grabbed the attention of a Brazilian navy officer, whom ultimately bought the boat and named it “Biondina”.
In the 60’s the 12296 had two more owners. They were Roberto Pelicano and
George Raulino, the latter was the one who sailed the most on the boat and the first
to make alterations on its deck and interior. “I changed the color from pink to a light
blue; on the interior and deck I removed the waterproofing and started using foam
floats. I probably raced in 10 Brazilian National Championships, always finishing in
the top 10. Today, after so many years, I still sail in the Snipe Class, but I can assure
you that the best races were with the Linenburger 12296”, George Raulino recalls
with emotion.
It was at the Brasilia Yacht Club in Brasilia, Brazil, that George Raulino met
for the first time Torben Grael, a 15-year-old young man, whom Raulino invited to
sail at the bow of his 470. The connection between the two, led Torben to eventually
meet the Linenburger 12296, which at this point belonged to another sailor from the
same Yacht Club. At 16 years of age, in 1976, Torben Grael bought the Linenburger
12296, which at this point had the same age as his new owner. “We joked with the
age comparison and the fact that at that point there were more modern and more
competitive boats”, recalls Raulino.
For 7 years Torben explored Linenburger 12296 capabilities to the max. He
altered the deck, improved the system to trim and set the sails, and most important;
it was on this boat that Torben tested the first time the “automatic pole”, during the
1981 World Championship in Long Beach, California. “We finished 3rd in this championship, representing the feared 477 fleet from Niterói, recalls Lars Grael.
In 1983 the Linenburger 12296 crosses the Atlantic Ocean for the first time.
On the docks of the Sport Club do Porto in Leixões, Portugal, Torben and Lars spent
their days sanding and polishing their boat in preparation for the first regatta of the
World Championship of that year. “With the introduction of modern fiberglass hulls
like the Skipper, Carajás, Chubasco and Pistola, most thought that the wooden
Linenburger was past its prime and was no longer competitive. Recalls Lars when
remembering the days that led to the first races.
Before 36 crews from all over the world, the Grael brothers proved that the
“old” wooden boat still had a winner spirit in it. With the oldest boat of the fleet,
they won the 1983 World Championship winning the last 3 regattas of the event.
“After the championship, the Linenburger 12296 was sold to a Portuguese sailor for
a “small fortune” at the time. With that money, Torben began building the first Snipe
hulls that received the THOR signature,” remembers Lars Grael. The Linenburger
12296 went on to race several more regattas until being “retired” in a warehouse in
Lisbon, Portugal.
This year, the Lindenburguer 12296 owners, Pedro Andrade and Domingos Borralho decided to give a “second life” to the wooden Snipe and bring it out of “retirement”. However, after so many years in a warehouse and with all the new technologies and techniques, the boat needed a major overhaul and lots of care. For this challenge, Pedro Andrade and Domingos Borralho, hired the specialized services of BrazilSailing in Mira, Portugal, where José Távora combines professionalism, knowledge of materials with artistic talent and a passion for perfectionism.
During the boats stay at BrazilSailing’s shop, José Távora, also an avid Snipe sailor, worked on the boat in such detail to rival any plastic surgeon. “When this project was presented to me, my biggest challenge and ambition was to idealize
and re-create the Linenburger 12296, making it as competitive as it was in its prime.
All the details and finishes on the boat were carefully studied and developed to
improve the boat’s performance and to give it a clean new look, following the strict
construction regulations by SCIRA”, accounts José Távora.
After six months of intense work, the 51-year-old Linenburger 12296 was
transformed into a new and modern Snipe that carries the soul of a champion, ready
for new challenges and several more years of life.
9 comentários:
Grande Zézinho! Muito legal o blog!
Parabéns e sucesso a ti...
Um grande abraço.
Guili
Porto Alegre, Brasil.
El Blog es muy bueno, pero no tanto como lo es el trabajo y la humanidad de mi amigo José. Besinos
Um trabalho impecavel, uma assinstência fora do normal. Só e pena ser tão longe do Porto. Mas imaginbo que com uma qualidade destaqs daqui a pouco tempo temos estaleiros pelo pais :)
Abraço Zé
www.tiagomoraissailing.blogspot.com
Tinha un Snipe Persson do 1995 en mal estado e alguem me dixo que no Porto poderiao reparar...De resultas, ganhei un barco novo e un bom amigo.
Trabalho muito legal!!
Saudos dende Galicia (e Rio...) Xose!!
Marcos M.G.
Gran persona, grandisimo amigo y por supuesto un gran trabajador con grandes trabajos, espectaculares
Un abrazo desde galicia,
P.D..- El barco ya no hace agua
...a Brazilsailing Portugal, comandada pelo José Távora é muito profissional; faz grandes e pequenos trabalhos de forma impecável !!!...sempre trabalha com qualidade e atende perfeitamente seus clientes por toda Espanha e Portugal(entre outros lugares na europa), além do Brasil é claro. ... busca sempre a melhor performance das embarcações onde trabalha !!!
Nuestro Paltu 25 quedó impecable, el trabajo de Pepe Tavora ha sido muy profesional e impecable, te felicito!!
Desde sempre procurei obter a máxima performance dos meus barcos procurando a optimização e perfeição dos mesmos. Com a BRAZIL SAILING isso finalmente tornou-se possível. Aos trabalhos em fibras, pinturas e compósitos que o ZÉ TÁVORA controla de forma exemplar, juntando-se as evoluídas tecnicas de medição usadas pelos engenheiros de topo do CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação da industria Automóvel) obtêm-se um resultado simplesmente exemplar, na minha opinião esta é a melhor, senão a única forma de podermos contar com um barco perfeitamente fiável.
Tiago Roquette
Muitos parabé4ns por todo o trabalho realizado até aqui, por alguém que subiu a pulso.!
Este blogue está em linha com o que afirmei!
Abração Zé
Postar um comentário